Se eu falo para você “não coma chocolate agora” provavelmente o seu cérebro já criou a imagem do chocolate e se você gosta muito de chocolate é imediato ter vontade de comer. Mesmo que tenha um não na minha frase.
Se eu não quero que a criança coma batata frita então eu precisaria dizer qualquer outro alimento que quero que ela coma em vez de reforçar a palavra batata frita.
Faz sentido isso para você?
Então, se quero que uma pessoa melhore a sua performance em algo, preciso reforçar o que eu quero que ela faça e não aquilo que eu não quero que ela continue fazendo.
Outro fator importante é que para isso não se utiliza passado, porque se tenho um problema ou falha, a única certeza que temos é que este precisa ser resolvido.
Quando utilizo afirmações, crio um nível de motivação na pessoa, mas quando utilizo perguntas, crio outro nível de motivação porque estou estimulando a autonomia da mesma.
Se queres ter mais sucesso na conversa com as pessoas, neste vídeo você encontra reflexões sobre como fazer perguntas com respostas de qualidade.