Siga nossas redes sociais

Blog da Jussara

Jussara Dalvit
05 de Novembro de 2015 | Artigos

Veja porque o prêmio Nobel de Economia 2015 foi concedido ao escocês Angus Deaton

Prêmio Nobel de Economia 2015 foi concedido ao Escocês Angus Deaton, por seus estudos sobre consumo, pobreza e bem-estar social. No estudo ele destaca que é muito importante primeiramente compreender as escolhas individuais de consumo.

Em suas pesquisas mais recentes, Deaton destaca como medidas confiáveis de níveis individuais de consumo das famílias podem ser usadas para discernir mecanismos por trás do desenvolvimento econômico. O estudo aponta que há "armadilhas" quando se compara a extensão da pobreza em diferentes épocas e locais.

A análise de Deaton exemplifica como o uso inteligente de dados domiciliares pode lançar luz sobre questões como as relações entre renda e consumo de calorias, além da extensão da discriminação de gênero nas famílias.

Segundo a Academia sueca, o foco de Deaton em pesquisas domiciliares ajudou a transformar a economia do desenvolvimento de um campo teórico com base em dados agregados em um campo empírico com base em dados individuais detalhados.

Para mais informações acesse: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/10/16930... e http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/angus...

Deixe seu comentário: Comentar
Gostou? Compartilhe:

Facebook

Cadastre-se na nossa lista

e receba conteúdos periódicamente no seu e-mail